O processo de ensino tem passado por mudanças profundas nos últimos anos para atender a demanda por uma aprendizagem inclusiva e adaptada a diferentes necessidades cognitivas, emocionais e até culturais. Com isso, o papel da Psicopedagogia Clínica e Institucional tem se tornado cada vez mais central para lidar com esses desafios na aprendizagem.
Seja em instituições de ensino, seja nas empresas, esse profissional é capaz de fazer o diagnóstico e a intervenção junto a crianças, adolescentes e adultos que apresentem dificuldades de aprendizagem.
Como é a pós-graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional?
O curso oferece fundamentação teórica e prática sobre o processo de ensino e aprendizagem e sua relação com processos educacionais escolares ou não, capacitando o profissional para identificar, caracterizar e enfrentar as dificuldades de aprendizagem, visando a atuação deste tanto na clínica psicopedagógica, quanto nas escolas, empresas, hospitais e afins.
As aulas apresentam e discutem temáticas específicas do campo da Psicopedagogia (clínica/institucional), além de detalhar estratégias específicas para a realização de diagnóstico psicopedagógico clínico e para construção da intervenção, respeitando as características individuais do aluno e o contexto no qual está inserido.
Para que serve o curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional?
A pós permite que profissionais da educação atuem em diferentes frentes da Psicopedagogia, capacitando-os para diferenciar as características dos transtornos de aprendizagem e das deficiências que impactam o processo de aprendizagem e construir processos personalizados de diagnóstico e intervenção clínica, aplicando testes com responsabilidade.
Assim, ele é capaz de comprometer-se com a prevenção e o tratamento tanto de dificuldades de aprendizagem, quanto dos problemas de ensino gerados no contexto institucional, principalmente o escolar.
Quais as modalidades de estudo para Psicopedagogia Clínica e Institucional?
Para facilitar o processo de estudo e permitir que profissionais inseridos no mercado de trabalho, a pós é oferecida no formato online, em uma plataforma completa e apoio de tutores para auxiliar nos estudos.
Dá para fazer a pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional EAD?
Sim, a pós é EAD, justamente para aumentar o acesso de profissionais à uma especialização de qualidade, enquanto permite que eles ajustem os estudos à sua rotina.
Quem pode fazer pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional?
O curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional destina-se a profissionais graduados na área de Educação, tais como pedagogos, professores especialistas, psicólogos, fonoaudiólogos e a demais profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos na resolução de dificuldades relacionadas à aprendizagem.
Quais as disciplinas da pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional?
O curso é composto por 12 disciplinas, totalizando 600 horas de aulas. Confira a matriz do curso:
1- Conceitos psicopedagógicos
Contextualização histórica do campo de conhecimento psicopedagógico e definição do papel profissional do psicopedagogo.
2- Neurociências e o processo de aprendizagem
Estrutura e funcionamento do cérebro, neurociências e sua contribuição para os estudos sobre aprendizagem e seus processos. História dos estudos sobre aprendizagem, suas descobertas, sua influência na prática atual e problemas de aprendizagem.
3- Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Desenvolvimento psicológico, motor e cognitivo de crianças e pré-adolescentes, teorias psicológicas da aprendizagem e alterações no percurso regular do desenvolvimento e da aprendizagem.
4- Psicopedagogia institucional
Principais características de instituições onde a Psicopedagogia pode ser aplicada, como escolas, hospitais, empresas e 3º setor.
5- Avaliação e intervenção psicopedagógica institucional
O papel do psicopedagogo, o âmbito e os limites de sua atuação institucional. Diagnóstico e instrumentos de avaliação psicopedagógica, análise de dados e devolutiva e construção do plano de atuação do psicopedagogo institucional (intervenção).
6- Desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
Apresentação dos principais tipos de pensamento relacionados às habilidades matemáticas como lógico-matemático, algébrico, probabilístico e geométrico. Análise das estratégias e metodologias compostas pelas teorias contemporâneas de aprendizagem e compreensão dos fatores que interferem no processo de aprendizagem.
7- Aquisição da linguagem e escrita
Desenvolvimento do pensamento e da linguagem no ser humano, a construção da linguagem escrita e oral, criatividade comunicativa e expressão através da fala, da escrita e da leitura.
8- Alfabetização e letramento: fundamentos metodológicos
Aspectos históricos, sociológicos, psicológicos e linguísticos da alfabetização de crianças. Fundamentos teóricos dos métodos de alfabetização, construção da escrita e desenvolvimento da linguagem.
9- Psicopedagogia clínica
O processo de diagnóstico na clínica psicopedagógica e as técnicas de investigação acerca das dificuldades de aprendizagem. Etapas do processo de diagnóstico clínico e a construção de diagnósticos personalizados.
10- Atividades e intervenção em psicopedagogia clínica
As dificuldades de aprendizagem e o atendimento multidisciplinar, construção do processo personalizado de intervenção psicopedagógica clínica, intervenção específica em linguagem e reconstrução do vínculo com a aprendizagem.
11- Problemas e distúrbios de aprendizagem
Fatores de influência para os problemas de aprendizagem, distúrbios relacionados à leitura, à escrita e à matemática; limitações cognitivas e disfunções neurológicas como problemas de aprendizagem.
12- Projetos para o desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas
A disciplina aborda as etapas para a construção de projetos educacionais voltados ao desenvolvimento das competências socioemocionais para o público escolar infantil e juvenil.
Como entrar na pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional?
Para cursar a Pós, o aluno precisa, primeiramente, ter uma formação superior prévia. A partir disso, o processo é muito simples.
Faça sua inscrição no site da pós-graduação
Basta o aluno se inscrever pelo site e realizar o pagamento, sem a necessidade de passar por um processo seletivo ou de fazer nenhuma etapa presencial.
Quais as exigências para se formar na pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional?
As atividades propostas no ambiente virtual compõem a frequência e impactam na aprovação. Para concluir o curso, o aluno deve obter frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) e nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas.
Por que cursar Psicopedagogia Clínica e Institucional com a gente?
Além de conteúdos e profissionais capacitados para oferecer uma formação de qualidade, nossa instituição conta com diferenciais que proporcionam uma experiência de qualidade para os alunos, como:
Suporte e apoio constante
Você conta com um tutor online que estará disponível para qualquer tipo de dúvida ou solicitação relacionada às matérias e conteúdos.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
O AVA é uma plataforma digital onde você encontra todos os materiais, vídeos, bibliografias e complementos dos seus estudos. Além disso, você utiliza o AVA para documentação, pagamento e contato com seu tutor.
Flexibilidade nos estudos
Estude pelo seu computador, antes ou depois do trabalho, aos finais de semana ou como quiser encaixar em sua agenda. Seu ritmo é você quem faz, tudo de forma simples, intuitiva e leve.
Ensino dinâmico e autônomo
Feito por mestres e doutores altamente capacitados. Você vai aprender por meio de vídeos, textos e artigos que te preparam de verdade para o mercado de trabalho.
Certificado reconhecido
O certificado da pós online tem a mesma validade de um certificado de pós presencial. Seu currículo ganha o mesmo conteúdo de qualidade, certificação e reconhecimento diante do mercado de trabalho, tudo isso com a facilidade de estudar da forma que melhor funciona para você.
A pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional oferece aos profissionais do ensino a oportunidade de contribuir para um ensino mais inclusivo, e os habilita para atender um mercado em expansão.