No mercado de trabalho atual, as habilidades exigidas de um profissional são divididas em dois grupos: as soft skills e as hard skills. Enquanto as soft skills são habilidades voltadas para o comportamento humano – desde maneira de se relacionar até o autocontrole emocional –, as hard skills referem-se a competências técnicas e específicas, comumente adquiridas através de cursos, treinamento ou experiências práticas. Neste texto, iremos explorar o que são hard skills, exemplos e como identificá-las. Confira:
O que são hard skills?
Como explicado superficialmente previamente, as hard skills são habilidades técnicas e específicas. Essas qualidades tradicionalmente buscadas nos profissionais são adquiridas através de educação mais formal – como cursos, certificações e diplomas acadêmicos em geral – e prática/experiência.
Essas habilidades são mais frequentemente exigidas pelos empregadores que precisam de um profissional que desempenhe uma função específica que somente um profissional com tal habilidade poderia executar.
A principal característica das hard skills é a possibilidade de avaliação para comprovação da obtenção de tal habilidade. Um exemplo: a capacidade de operar uma específica máquina complexa pode ser avaliada por meio de um teste prático.
Qual é a importância das hard skills?
No mercado de trabalho atual, as hard skills desempenham um papel crucial, assim como as soft skills.
As empresas buscam cada vez mais profissionais que tenham competências técnicas extremamente específicas.
Dentro deste contexto, ter um currículo com uma lista robusta de hard skills pode te diferenciar do restante do mercado de trabalho, sendo essa uma característica que te daria vantagem profissional.
Exemplos de hard skills
Existe uma enorme lista de exemplos de hard skills valorizadas em diversas áreas profissionais da atualidade. Reunimos algumas das mais reconhecidas no mercado de trabalho. Confira:
Programação e desenvolvimento de software
As habilidades em linguagens de programação são exemplos típicos de hard skills. Conhecimentos essenciais aos desenvolvedores de softwares e profissionais de T.I são adquiridos em cursos de programação e certificações.
Design gráfico e ferramentas de design
Conhecimento em ferramentas de design gráfico é uma habilidade técnica que faz a diferença aos profissionais de marketing e design.
Existem uma série de cursos profissionalizantes que ensinam mais detalhes sobre desde a base até novos recursos dos programas mais conhecidos e valorizados pelo mercado de trabalho.
Esse conhecimento pode ser exibido e comprovado por meio de portfólios.
Contabilidade e finanças
Cursos de contabilidade e certificações profissionais podem entregar ao profissional habilidades interessantes de contabilidade e finanças.
Nesta área, muitas são as opções de hard skill, que vão de análise financeira, utilização de softwares da contabilidade, elaboração e interpretações de dados financeiros, conhecimento em auditoria e conformidade regulatória, entre outras habilidades.
Linguagens estrangeiras
Linguagens estrangeiras são hard skills comumente exigidas no mercado de trabalho atual. Saber falar e escrever uma língua estrangeira – como inglês, espanhol ou italiano – é uma habilidade técnica que pode ser conquistada com cursos de idioma e, posteriormente, testes de proficiência, e podem te ajudar a conquistar a vaga dos sonhos.
Habilidades de escrita
No meio da comunicação, as habilidades de escrita são extremamente valorizadas – nas mais variadas áreas profissionais. Seja na redação técnica, seja no copywriting, redação acadêmica, escrita criativa ou escrita jurídica, é de extrema importância saber escrever bem e gramaticalmente e ortograficamente correto.
Como identificar hard skills?
Identificar as hard skills, como citado anteriormente, é um processo direto e possível, por serem essas habilidades mais testáveis do que as soft skills. Abaixo, reunimos algumas estratégias que podem ajudar na identificação e avaliação das hard skills:
Testes e avaliações
É possível identificar e testar as hard skills por meio de provas escritas e/ou online – como um exame de finanças ou teste de linguagem.
Testes mais práticos, que simulam tarefas que devem ser feitas pelos profissionais que têm determinada habilidade, também podem ser aplicadas como meio de confirmação das habilidades.
Portfólios e trabalhos anteriores
Os profissionais podem apresentar um portfólio com trabalhos anteriores, comprovando e demonstrando como aplicam suas habilidades na prática.
Entrevistas técnicas
Também é possível identificar hard skills por meio de entrevistas mais específicas, que incluem perguntas técnicas.
Durante essas entrevistas de emprego, ainda é possível que o entrevistador peça ao candidato para utilizar sua habilidade na prática, como criar uma planilha financeira ou conversar por um período na língua estrangeira que diz dominar.
Agora que você compreende o que são hard skills, qual a importância dessas competências, alguns exemplos práticos e como identificá-las, aproveita para conhecer mais sobre a pós EAD Tuiuti, a oportunidade perfeita para desenvolver hard skills. Desenvolva as habilidades técnicas que farão a diferença na sua carreira e te destacam no mercado de trabalho.