Como montar um plano de carreira? Quais os passos?

como montar um plano de carreira

Qualquer profissional que busca crescimento e sucesso deve saber como montar um plano de carreira

Esse planejamento ajuda a definir as metas, identificar habilidades necessárias, entender no que se deve investir e traçar um caminho eficaz para alcançar os objetivos desejados. 

Ainda que o plano de carreira, em hipótese alguma, deva ser estático – afinal, os objetivos mudam, assim como os planos –, é importante ter ali um planejamento profissional. 

Quais são os tipos de planos de carreira?

Antes de entender como montar um plano de carreira, vamos conhecer os tipos de planos de carreira:

  • Plano de carreira vertical: um dos mais tradicionais, é caracterizado pelo planejamento de crescimento hierárquico dentro de uma empresa;
  • Plano de carreira horizontal: diferente do plano vertical, o plano de carreira horizontal foca no desenvolvimento de habilidades em diferentes áreas ou funções dentro de uma mesma organização;
  • Plano de carreira em ‘Y’: modelo híbrido que mescla características dos planos vertical e horizontal; 
  • Plano de carreira em ‘W’: variação mais atual, incorpora a ideia de mobilidade não apenas horizontal e vertical, mas também de retrocessos, onde o profissional aceita voltar para um cargo inferior, temporariamente, apenas para adquirir novas habilidades ou se abrir para novas oportunidades;
  • Plano de carreira em lateral: uma versão mais flexível do plano horizontal, onde os movimentos na carreira ocorrem em qualquer direção, com o objetivo de desenvolver muitas habilidades e ter bastante experiência;
  • Plano de carreira de portfólio: envolve a gestão de múltiplas carreiras ou atividades simultâneas;
  • Plano de carreira empreendedor: plano para quem prefere trabalhar de forma independente ou iniciar o próprio negócio;
  • Plano de carreira acadêmico ou científico: voltado para quem deseja seguir uma trajetória dentro do universo da educação e pesquisa;
  • Plano de carreira internacional: ideal para quem pretende trabalhar em diferentes países, expandindo seus horizontes não somente profissionais, como culturais também.

Como montar um plano de carreira?

1. Faça uma autoavaliação

Antes de definir quais são as suas metas e iniciar, de fato, a elaboração do seu planejamento de carreira, é importante realizar uma autoavaliação. Somente se autoconhecendo melhor vai entender quais são as suas forças, fraquezas, interesses e valores.

Além de identificar seus interesses e paixões, habilidades e competências, reconheça também suas prioridades e o seu valor profissional, para que decida melhor os seus objetivos.

2. Defina os objetivos de sua carreira

Agora que já realizou sua autoavaliação, o próximo passo é definir objetivos de carreira. Se quiser seguir alguma metodologia para se guiar, pode se basear na SMART – em que esses objetivos devem ser divididos entre específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Você ainda pode organizar seus objetivos entre os de curto prazo (geralmente de seis meses a dois anos), médio prazo (de dois a cinco anos) e de longo prazo (metas que deseja alcançar em cinco anos ou mais). 

Metas bem definidas te fornecerão direção e motivação para seguir até chegar ao seu objetivo.

3. Pesquise mais sobre sua própria profissão

Com os seus objetivos bem definidos, é interessante que você faça uma profunda pesquisa sobre sua própria profissão, até mesmo para entender se suas expectativas estão alinhadas com o mercado profissional atual.

Além da tradicional análise de cargos e conversas com profissionais da área, vale ainda fazer uma pesquisa de tendências emergentes, para entender quais são as áreas que devem crescer daqui para frente e quais provavelmente cairão em desuso.

Para realizar essas pesquisas, utilize recursos como relatórios de mercado, redes profissionais ou até mesmo sites de emprego.

4. Criando um plano de ação

Para montar o seu plano de ação, defina metas e prazos claros, descreva as ações que deve tomar para alcançar cada meta, e lembre-se de identificar quais são os investimentos – de tempo, dinheiro, estudos, ou apoio de colegas – para alcançar cada um de seus objetivos.

5. Invista em você mesmo

Agora que já sabe quais são os seus objetivos e está com o mercado de trabalho bem analisado, é hora de colocar a mão na massa e começar a trabalhar para conquistar as suas metas de curto, médio e longo prazo.

Identifique quais são as habilidades que precisa desenvolver para crescer dentro da sua profissão e invista nisso.

Você pode percorrer por diversos caminhos, como workshops, cursos, experiência prática, entre outros meios de aumentar seu valor profissional.

6. Monitore e revise seu plano

Como dito anteriormente, um plano de carreira não é imutável. Monitore seu progresso e faça os ajustes necessários, baseados em reflexões. Se lembre de ter uma certa flexibilidade para ajustar o plano conforme novas oportunidades ou necessidades surgirem em seu caminho.

Agora que você já sabe como montar um plano de carreira, e entende a importância de investir profissionalmente em você mesmo, saiba mais detalhes sobre a pós-graduação EAD Tuiuti, estudo com flexibilidade, qualidade e suporte contínuo.

Mais Lidos