“O que falar em uma entrevista de emprego sobre mim?”

O que falar em uma entrevista de emprego sobre mim

Muitos candidatos temem o momento da entrevista de emprego em que precisam falar sobre si mesmos. Porém, essa é uma ótima oportunidade para demonstrar não somente as habilidades e competências, mas também sua personalidade, compatibilidade com os valores da empresa e diferenciais. Saber responder a seguinte pergunta: “O que falar em uma entrevista de emprego sobre mim?”, de maneira estratégica, pode ser muito valioso em seu processo seletivo.

Neste guia, vamos detalhar algumas estratégias para destacar o seu perfil ao recrutador, através de uma narrativa envolvente, profissional e clara. Confira:

O que falar em uma entrevista de emprego sobre mim?

1. Inicie com uma apresentação geral

Para introduzir o assunto de modo mais estratégico, aborde as informações como uma apresentação pessoal breve e objetiva, levando em consideração que, possivelmente, o assunto será iniciado após o recrutador perguntar sobre você ou sua trajetória. Mantenha o foco nos pontos mais importantes da sua carreira, valorizando seus grandes feitos.

Destaque experiências e qualificações que sejam relevantes para a vaga. Um exemplo de estrutura é: “Sou formado(a) em [curso] pela [nome da instituição em que se formou] e tenho [número] anos de experiência na área de [setor]. Tenho especializações em [nome das áreas em que se aprofundou e já trabalhei em grandes empresas como [nome da empresa].”

2. Mostre que você tem as habilidades que eles buscam

É interessante que você conecte as suas experiências com a vaga, isso é, vincule o que já fez no passado que está sendo buscado pela empresa no presente. Isso mostra que você entende o que o empregador está buscando, e sabe como alcançar esse objetivo com sua ampla experiência para o cargo.

E, quando for mencionar suas habilidades, não foque apenas nas habilidades técnicas (hard skills), deixando as soft skills de lado. Comunicação, trabalho em equipe, liderança, gestão emocional, resolução de problemas e outras habilidades como essas devem ser citadas, pois são buscadas pelo mercado de trabalho atual.

3. Mencione conquistas e resultados

Além de ouvir sobre sua base acadêmica, seu histórico profissional e habilidades, o recrutador irá querer saber sobre quais foram os seus resultados. Quando for falar sobre conquistas, use números e dados que demonstrem o impacto que causou pelos lugares em que passou.

4. Fale estrategicamente de seus pontos fortes e pontos fracos

Tanto os seus pontos fortes quanto os fracos devem ser destacados de modo estratégico. Leia algumas dicas de como apresentar suas forças e fraquezas:

  • Pontos fortes: escolha os pontos mais relevantes sobre você, evitando uma longa lista de forças. Escolha entre três e quatro qualidades que considera mais importantes para o cargo e mostre como essas habilidades já foram aplicadas em sua vida profissional;
  • Pontos fracos: escolha uma fraqueza real, mas gerenciável, algo que você já esteja trabalhando para melhorar. Também evite clichês, como: “Sou perfeccionista.” Mostre que, por meio do seu autoconhecimento e maturidade, você tem consciência de seus pontos fracos, mas que está trabalhando para melhorá-los.

5. Demonstre seu desenvolvimento contínuo

As empresas da atualidade valorizam aqueles profissionais que buscam aprimoramento. Cite em algum momento da entrevista suas atitudes em busca de autodesenvolvimento e aprendizado. Mencione treinamentos, cursos, certificações e até mesmo livros que você tem lido para estudar e evoluir profissionalmente.

6. Cite como você contribui para o ambiente de trabalho

Após ter contato mais sobre você, suas habilidades, forças e fraquezas, é interessante mostrar ao recrutador um pouco mais de sua personalidade profissional, isso é, como você contribui para o ambiente de trabalho.

No atual mercado de trabalho, as empresas buscam não apenas profissionais com conhecimentos técnicos específicos, mas também aqueles que agregam positivamente à cultura organizacional. Vá além da produtividade e eficiência, citando como a sua presença impactará no ambiente de maneira geral. 

Confira alguns pontos a serem citados:

  • Fale sobre como você costuma trabalhar em equipe, destacando o suporte que oferece aos colegas, de modo proativo;
  • Descreva como você costuma tentar promover a harmonia no ambiente de trabalho. Você pode, por exemplo, mencionar como reconhece as conquistas dos colegas ou como prefere uma comunicação aberta;
  • Caso já tenha liderado ou participado de iniciativas que visavam o bem-estar mental, emocional ou físico dos colaboradores, você também pode mencionar.

Mostrar sua preocupação com um ambiente de trabalho saudável demonstra suas soft skills – como empatia e inteligência emocional –, além de reforçar sua capacidade de agregar aos lugares em que passa.

Tirar da sua mente a dúvida: “O que falar em uma entrevista de emprego sobre mim?”, e entender o que, de fato, deve falar, pode ser o diferencial que te destacará durante o processo seletivo, reforçando valores, capacidades e qualificações. Para aprimorar ainda mais seus conhecimentos, busque um desenvolvimento contínuo por meio de uma pós EAD Tuiuti, excelente maneira de valorizar seu currículo e se manter atualizado no mercado de trabalho.

Mais Lidos