Saber como desenvolver soft skills é fundamental para o sucesso. Isso vale tanto para a vida pessoal quanto a profissional. Afinal, habilidades interpessoais são importantes nos mais variados momentos de nossas vidas – seja naquele projeto em que precisa colaborar com colegas, seja na negociação de contratos, por exemplo.
Pensando nisso, reunimos 6 passos valiosos de como desenvolver as soft skills, necessárias para o seu crescimento profissional e pessoal.
O guia completo de como desenvolver soft skills
1. Autoconhecimento e autoavaliação
O primeiro passo para desenvolver as suas soft skills é o autoconhecimento. Faça uma autoavaliação honesta sobre quais são as habilidades que você já tem e deseja melhorar, e quais são as que ainda não têm, mas deseja desenvolver.
Se questione sobre suas forças e fraquezas de modo sincero, focando no que acredita que pode te enriquecer profissionalmente e até mesmo pessoalmente. Confira algumas perguntas que você pode se fazer neste momento:
- Quais são as minhas principais qualidades e pontos fortes?
- Como essas qualidades me tornam um profissional ainda melhor?
- Quais habilidades interpessoais eu gostaria de melhorar?
- Quais habilidades interpessoais eu gostaria de ter, além das que já possuo?
- Quais hábitos diários contribuem para o meu desenvolvimento de habilidades?
- Quanto tempo eu tenho disponível diariamente para desenvolver minhas soft skills?
- Eu sou proativo na busca de aprendizado e desenvolvimento?
Além da autoavaliação, obtida por meio da reflexão acerca desses questionamentos, existem outros meios de ter um maior autoconhecimento sobre suas habilidades – sejam as que já têm, sejam as que almejam. Feedbacks e testes de personalidade são dois outros modos de conhecer mais sobre suas soft skills.
2. Participe de treinamentos e workshops
Uma das maneiras mais tradicionais de conquistar novas habilidades é por meio dos treinamentos e workshops. Esses eventos, coordenados por especialistas em habilidades interpessoais que estão prontos para fornecer insights, técnicas e dicas valiosas, são voltados para o público que almeja desenvolver suas soft skills.
Cursos de comunicação eficaz, liderança/gestão de equipes e inteligência emocional são os mais buscados e oferecidos por esse mercado de desenvolvimento profissional.
3. Envolva-se em atividades que fujam da sua zona de conforto
Envolver-se em atividades que fujam da sua zona de conforto pode te colocar em situações em que precisará desenvolver, de modo natural e necessário, algumas habilidades, como:
- Comunicação;
- Liderança
- Empatia;
- Inteligência emocional.
Um exemplo: ao participar de um grupo de debates, você aprimora suas habilidades de articular pensamentos de forma clara e persuasiva, logo, as soft skills de comunicação verbal estarão em crescimento. O pensamento crítico e gestão de conflitos também serão habilidades trabalhadas durante a participação de um grupo de debates.
Até mesmo em situações de sua vida pessoal, como viajar sozinho para um lugar desconhecido, deve te ajudar neste objetivo – afinal, essa atividade exigirá adaptabilidade, resiliência, autoconfiança, empatia e até sensibilidade cultural, já que estará em um ambiente com uma cultura diferente da qual está acostumado.
Tente ver em todas as situações adversas de sua rotina uma oportunidade para desenvolver habilidades.
4. Desenvolva uma mentalidade de aprendizagem interdisciplinar
A mentalidade de aprendizagem interdisciplinar foca não apenas em um único campo de estudo, mas sim em diversos. Essa técnica pode ser particularmente valiosa pelo fato de que, ao abrir a sua mente para novas habilidades ou conceitos de fora do seu campo de atuação, é provável que conheça novas perspectivas que possam melhorar suas soft skills.
Como dito anteriormente, é válido não somente para variados métodos disciplinares, mas também na variação do conhecimento como um todo. Um exemplo, se você é um arquiteto que deseja aumentar a sua habilidade de comunicação e empatia, pode tentar aprender mais sobre psicologia ou filosofia.
5. Escreva um diário de reflexão
Manter um diário de reflexão irá te ajudar na análise e reflexão de sua progressão. Além disso, de modo mais específico, a prática de auto reflexão te ajudará a ter mais autoconsciência, inteligência emocional e capacidade de resolução de problemas, habilidades que também são consideradas soft skills.
Ao final de cada dia, entenda o que funcionou bem em seu trabalho, o que poderia ter sido feito de modo diferente e o que aprendeu com cada experiência. Após essa reflexão geral, anote também quais habilidades precisou utilizar diante de cada dificuldade, além de quais foram as soft skill nunca vistas antes em si mesmo e observadas agora.
6. Pratique regularmente
Por fim, é importante ter em mente que as soft skills, assim como qualquer outra habilidade, precisam de prática. Aproveite as situações de sua rotina para exercitar, na prática, o que tem aprendido e desenvolvido na teoria.
Agora você já sabe como desenvolver soft skills, e que esse é um processo contínuo e que requer dedicação, autoconhecimento e prática. Para quem busca desenvolver as habilidades por meio de uma formação, a pós EAD Tuiuti oferece cursos que ajudam no fortalecimento de habilidades interpessoais e técnicas também.