Afinal, como agir quando se assume um cargo de liderança?

como agir quando se assume um cargo de liderança

Você já se perguntou como agir quando se assume um cargo de liderança?

Esse é um momento significativo e muito esperado na vida de grande parcela dos profissionais, apesar de todas as responsabilidades e desafios que chegam juntos do novo cargo. 

A transição pode ser difícil, porém, existem algumas abordagens e estratégias que ajudam a tornar esse momento mais tranquilo, eficaz e bem-sucedido. Confira agora!

Como agir quando se assume um cargo de liderança?

1. Compreenda sua nova dinâmica

Ao assumir um cargo de liderança, é importante que você compreenda a nova dinâmica de seu novo cargo. 

Como líder, você não deve se preocupar somente com o seu próprio trabalho, mas com o progresso e sucesso de toda a equipe.

Logo, a primeira atitude que deve tomar ao mudar para um cargo de liderança é mudar sua mentalidade, antes focada no próprio trabalho e, agora, com um foco no coletivo. 

Como líder, sua rotina e sua dinâmica serão completamente diferentes das que você vivia em seu cargo anterior.

2. Conheça a equipe e a cultura organizacional

Antes de começar a colocar em prática sua liderança, tente conhecer a equipe, a dinâmica em que trabalham, no que acreditam que está bom e o que acham que pode ser melhorado. 

É importante também estudar a cultura organizacional da empresa, para que a adaptação ao novo cargo ocorra de maneira mais tranquila.

Uma estratégia eficaz é marcar algumas reuniões individuais, com o propósito de conhecer as funções, as habilidades, os desafios e as expectativas de sua equipe. 

Nessa reunião, você pode ainda se apresentar melhor, explicando brevemente qual tipo de liderança pretende exercer.

Ainda nessa fase de conversas iniciais, é importante definir as suas expectativas como líder. Comunique à equipe quais são os seus objetivos, prazos e entregas esperadas, detalhando também sua estratégia de liderança. 

Esse alinhamento inicial é primordial para o sucesso da equipe, e, consequentemente, seu sucesso como líder.

3. Cultive confiança e respeito

A confiança e o respeito são indispensáveis em qualquer tipo de relação, incluindo a relação. 

Agora, como líder, demonstre transparência e também consistência. Mantenha as promessas feitas e mostre constância em seu modo de agir.

Mostre para a sua equipe que eles podem confiar em você, delegando algumas responsabilidades e permitindo que os membros tenham autonomia. 

Lembre-se também de respeitar opiniões diferentes da sua, criando assim um ambiente de confiança mútua que permite uma melhor colaboração e inovação.

4. Seja um exemplo

Líderes são modelos a serem seguidos pelo restante da sua equipe. Não se esqueça que suas ações impactam toda a equipe. 

Demonstre integridade, ética, responsabilidade e comprometimento. Trabalhe duro e mostre sua dedicação, sempre estimulando o trabalho em equipe, com muita colaboração. Assim, você inspirará o restante da equipe a fazer o mesmo.

Caso você aja de uma maneira contrária à indicada, a equipe pode sentir uma brecha para fazer o mesmo.

5. Desenvolva habilidades de comunicação

Uma comunicação eficaz é de extrema importância dentro da dinâmica entre o líder e o restante da equipe. 

Como já dito anteriormente, mantenha uma comunicação clara e honesta, sendo objetivo no momento de passar informações para os outros colaboradores.

Ofereça feedbacks construtivos de maneira regular, para que alinhe eventuais ajustes que precisará fazer com a equipe, visando um sucesso maior no projeto em que trabalham.

E, por fim, mas não menos importante, pratique a escuta ativa. 

Como líder, é importante que não só fale como também escute, para entender os problemas e as sugestões indicadas pela própria equipe. 

Demonstre empatia e compreensão, características importantes de uma relação respeitosa.

6. Gerencie conflitos de forma eficaz

Como um líder, lembre-se de que em alguns momentos você será o mediador de conflitos. E o primeiro passo para gerenciar esses conflitos de maneira eficaz é reconhecê-los e abordá-los rapidamente.

Com calma e neutralidade – sempre evitando tomar partido ou demonstrar favoritismo -, aborde a situação de maneira objetiva. 

Dê a oportunidade de cada pessoa envolvida na situação compartilhar o seu ponto de vista. Lembre-se que o seu foco é resolver a situação e, por isso, só questione pontos que serão esclarecedores para a resolução do problema.

Ao promover o diálogo aberto, você conseguirá identificar as causas do conflito e encontrar soluções junto dos envolvidos. 

É importante, com o objetivo de evitar futuros desentendimentos, definir acordos claros e acompanhar os envolvidos para verificar o progresso da situação.

7. Celebre os sucessos

O papel de um líder vai muito além de apenas liderar e gerenciar conflitos. Os líderes são responsáveis pela motivação da equipe, para que todos trabalhem com energia e satisfação. Uma atitude que pode ajudar como alavanca é a celebração dos sucessos.

Quando a equipe conquistar um marco importante, reconheça e celebre. Em alguns casos, vale até mesmo oferecer recompensas e incentivos para que a equipe se sinta motivada.

Agora você já sabe como agir quando se assume um cargo de liderança, consciente dos desafios e também das estratégias certas para aproveitar bem a oportunidade única de impactar não somente sua própria profissão como a vida profissional da sua equipe. Aproveite para conhecer os cursos de liderança oferecidos pela pós EAD Tuiuti.

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