Enquanto muitos profissionais preferem focar 100% de seu tempo, atenção e dedicação exclusivamente ao trabalho, outros buscam investir uma parte da sua rotina profissional para manter as relações positivas no ambiente em que trabalham, sob a ótica de que o bem-estar coletivo pode ser essencial tanto para o sucesso profissional quanto para a satisfação pessoal. Mas como construir relações positivas no ambiente de trabalho? E por que deveríamos fazer isso?
O ambiente de trabalho é o local em que passamos grande parte do nosso dia, consequentemente, grande parte da nossa vida. Muitos profissionais passam mais tempo ao lado do colega de trabalho do que da própria família. Lembrando deste pequeno fato, torna-se uma das prioridades a boa convivência, já que essa relação pode tornar o dia a dia mais leve, produtivo e enriquecedor.
Neste guia, vamos explorar algumas dicas práticas de como você pode cultivar relações positivas em seu ambiente de trabalho e superar alguns desafios comuns da convivência profissional. Vamos lá?
O guia completo de como construir relações positivas no ambiente de trabalho!
1. Comece entendendo o valor da empatia
Como mencionado anteriormente, muitos profissionais concentram-se apenas em seu próprio trabalho durante o dia a dia no ambiente profissional.
Porém, para construirmos uma boa relação, é necessário olhar para o outro, ter empatia, a base de qualquer relação saudável.
Confira algumas maneiras de praticar essa capacidade de se colocar no lugar do outro:
- Escute atentamente, sem interromper;
- Valide as emoções dos outros profissionais, mesmo que você não concorde;
- Demonstre um interesse genuíno pelo que o outro está compartilhando com você;
- Ofereça apoio quando notar que um colega de trabalho enfrenta desafios;
- Sempre coloque-se no lugar do outro antes de qualquer julgamento ou decisão.
2. Tenha uma comunicação aberta e transparente
Os problemas no trabalho surgem, na maioria das vezes, por falta de uma boa comunicação. Dito isso, você já deve imaginar a importância de manter sempre um diálogo que seja aberto, claro, transparente e respeitoso.
Com isso, para conquistar um ambiente de confiança e sem conflitos:
- Evite suposições, optando por perguntar quando tiver qualquer dúvida;
- Em momentos de feedback, opte por uma opinião construtiva e feita com gentileza;
- Caso seja possível, use ferramentas de comunicação interna, para manter todos os colaboradores alinhados.
3. Demonstre profissionalismo
Ainda que você esteja planejando viver em um ambiente calmo e com boas relações, esse ainda é o seu ambiente de trabalho, o que significa que você deve também focar no profissionalismo. Para isso:
- Evite fazer comentários depreciativos ou piadas de mau gosto;
- Respeite as diferenças – culturais, de opiniões e estilos de trabalho;
- Valorize o tempo dos seus colegas de trabalho, sendo pontual e organizado sempre;
- Reconheça os esforços e conquistas dos seus colegas no ambiente profissional.
4. Invista na construção de confiança
A confiança não surge da noite para o dia. Ou seja, você precisará construí-la. Sempre se mostre um profissional confiável, então:
- Cumpra com todas as suas promessas, acordos e prazos;
- Seja honesto sobre os seus limites;
- Sempre seja ético, em todas as situações;
- Mantenha confidencialidade quando necessário.
5. Mantenha-se positivo
Ser positivo não significa ignorar todos os problemas, mas enxergá-los sob uma perspectiva otimista, afinal, cada atitude sua pode impactar o humor de toda a equipe. Portanto:
- Pratique gratidão;
- Quando achar necessário, sorria, diga palavras de incentivo e mostre sua visão esperançosa;
- Evite fofocas ou ondas de negatividade.
6. Seja um líder, mesmo sem o cargo em suas mãos
A liderança é muito mais do que um título ou um cargo formal. Você pode ser uma influência aos seus colegas de trabalho ao motivar, tomar iniciativas e ajudar os outros. Com isso:
- Compartilhe os seus conhecimentos e experiências;
- Inspire colegas com as suas atitudes, como o comprometimento e a confiança;
- Demonstre resiliência diante de cada desafio;
- Mostre aos seus colegas que você está empenhado em construir uma relação positiva com eles.
Construir relações positivas no ambiente de trabalho não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, empatia e disposição daquele profissional que deseja cultivar um ambiente harmonioso e colaborativo. Porém, esses esforços não apenas fortalecem o coletivo no trabalho, mas elevam sua satisfação profissional e também o seu desempenho.
Investindo na comunicação aberta e demonstrando respeito e confiança, você estará criando uma base sólida para conexões profissionais, duradouras, e enriquecedoras. Também é interessante se lembrar do otimismo e da postura de liderança, para inspirar e motivar seus colegas de trabalho.
Para potencializar ainda mais essas habilidades descritas até aqui e se destacar no mercado de trabalho, considere investir no conhecimento. Uma pós-graduação EAD Tuiuti pode ser o diferencial para aprimorar essas competências técnicas e interpessoais. Além de proporcionar uma formação de qualidade, a pós EAD Tuiuti desenvolve a capacidade de construir relações positivas.