Depois que o emprego dos sonhos é conquistado, novos desafios surgem em nossas trajetórias profissionais. Adaptação à cultura organizacional, domínio das novas ferramentas, relacionamento com novos colegas, expectativas de desempenho e falta de familiaridade são apenas algumas das dificuldades que podem surgir neste primeiro momento. Entre esses entraves está a motivação. Afinal, como se manter motivado no novo emprego, mesmo diante de tanto entusiasmo e nervosismo?
Por que é difícil se manter motivado?
Antes de debatermos maneiras de se manter motivado no novo emprego, vamos tentar entender o porquê é tão difícil se manter motivado no início dessa trajetória. Confira:
Sensação de insegurança
Nos primeiros meses, o profissional está vivendo a fase da curva de aprendizado acentuada.
Com tantos processos, ferramentas e expectativas, é comum que o novo integrante da equipe se sinta pressionado ou inseguro, o que leva a essa sensação de desmotivação.
Pressão por resultados
Muitas empresas pressionam seus funcionários para terem resultados imediatos, ainda que na fase de adaptação. Essa sensação de sobrecarga e urgência pode desmotivar.
Rotina e monotonia
Ainda que esteja em um novo emprego, se estiver fazendo algo parecido com o seu antigo cargo, pode ser que se sinta em uma rotina monótona.
Essa falta de estímulo pode fazer com que o profissional não se sinta motivado.
Desequilíbrio entre vida pessoal e profissional
Entrar em um novo emprego exige uma dedicação intensa. Com a demanda profissional e pessoal desalinhadas, a sobrecarga pode surgir, afetando diretamente na motivação.
Falta de perspectiva
Quando o profissional entra no novo emprego, existe uma expectativa de crescimento. Se, ao longo do tempo, o profissional não sentir essas oportunidades chegando, pode ter uma queda de motivação.
Como se manter motivado no novo emprego?
Agora que já conhece alguns dos principais motivos da queda da motivação, vamos ver algumas estratégias de como se manter motivado em seu novo emprego.
1. Tenha metas claras e alcançáveis – desde o início
Uma das maneiras de se manter motivado no novo emprego é ter metas claras desde o início. As metas direcionam nossos esforços e, caso esses objetivos sejam alcançados, se sentirá motivado ao ver que seus planos estão dando certo.
Divida suas metas entre as de curto, médio e longo prazo. Confira alguns exemplos:
- Metas de curto prazo (1 a 6 meses): familiarizar-se com os processos internos; criar conexões dentro da empresa; receber seu feedback inicial; participar de treinamentos.
- Metas de médio prazo (6 meses a 1 ano): aprimorar habilidades; contribuir para um projeto que seja relevante; desenvolver uma proposta; aumentar a eficiência.
- Metas de longo prazo (1 a 5 anos): obter uma promoção; tornar-se especialista em uma área; desenvolver novas habilidades de liderança; equilibrar a vida pessoal e profissional.
Lembrando que esses são apenas alguns exemplos de metas que você pode colocar em sua lista. Cada meta deve ser realista e relevante para a sua função e carreira.
2. Desenvolva suas habilidades
O aprendizado contínuo mantém, em muitas pessoas, uma motivação. Quando investe no seu desenvolvimento, você trabalha em seu futuro.
Lembre-se de trabalhar não somente nas hard skills (habilidades técnicas), mas também nas soft skills (habilidades comportamentais). Manter-se atualizado é uma forma ainda de aumentar o seu valor profissional.
3. Crie boas relações no ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho é de extrema importância quando o assunto é motivação. Afinal, estar em um ambiente onde as pessoas se apoiam e mantêm uma relação saudável pode fazer toda a diferença.
participe de atividades e ofereça ajuda sempre que possível, criando laços profissionais que podem ajudar a criar um ambiente de trabalho mais colaborativo e harmonioso, o que aumenta a motivação de toda a equipe.
4. Mantenha o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Outro fator que influencia diretamente na sua motivação é manter o equilíbrio em sua vida pessoal e profissional.
Como dito anteriormente, muitas vezes o início em um novo emprego pode exigir muita dedicação.
Porém, deixar de lado a vida pessoal pode levar ao esgotamento.
Por isso, estabeleça limites – como horários claros para o trabalho e o lazer – e cuide da sua saúde física e mental – com exercícios físicos, boa alimentação e tempo para descanso.
Essas atitudes ajudam a evitar o burnout, mantendo sua produtividade e motivação no longo prazo.
5. Comemore suas conquistas
Reconhecer e celebrar suas realizações é um jeito de se manter motivado – já que essa atitude reforça uma sensação de progresso, logo, satisfação pessoal.
Anote os seus avanços e, quando possível e se tiver intimidade a este ponto, compartilhe com a equipe suas realizações. Celebrar ajuda a manter o entusiasmo, já que terá algo positivo para focar.
Para concluir, manter-se motivado no novo emprego exige que você tenha foco, planejamento e metas alcançáveis. Manter um aprendizado contínuo, como na pós EAD Tuiuti, pode ser um diferencial para se manter ainda mais animado em sua trajetória profissional.