A liderança e gestão de pessoas são dois dos principais pilares para o sucesso de qualquer líder e organização, no geral. Isso porque um profissional que domina bem essas duas habilidades consegue ir além do básico – orientar a equipe –, inspirando a todos, desenvolvendo novos talentos e criando um ambiente de trabalho motivador.
É importante lembrar que isso vale tanto para os negócios iniciantes quanto para as grandes empresas ou organizações sem fins lucrativos. Pensando nisso, vamos ver algumas práticas que um líder deve ter para aproveitar ao máximo o potencial de sua equipe. Vamos lá?
O que define um bom líder?
Antes de abordarmos as práticas que um líder precisa ter, vamos compreender o que define um bom líder. Um líder eficaz possui algumas características que veremos logo:
Inteligência emocional
Habilidade importante para o profissional que precisa lidar com uma equipe variada, com diferentes emoções e personalidades.
Empatia
É necessário compreender de maneira genuína as necessidades da equipe, para resolver os eventuais problemas que surgirem.
Resiliência
Para enfrentar todas as dificuldades que surgirem, sem perder o foco ou o otimismo.
Comunicação clara
É importante saber como transmitir as ideias de modo objetivo e inspirador para a sua equipe.
Visão estratégica
Um bom líder conta com a capacidade de planejar e antecipar todos os desafios, com uma visão diferenciada que auxiliará o sucesso de toda a equipe.
Quais são as práticas essenciais para a liderança e gestão de pessoas?
Agora que você já sabe quais são as características de um bom líder, é hora de descobrir algumas práticas essenciais!
1. Estabeleça metas claras e possíveis para a sua equipe
O líder precisa garantir que sua equipe saiba o que precisa ser feito e o porquê deve ser realizado. As metas claras orientam para onde os profissionais devem seguir, mas sempre lembrando de estabelecer metas que possam ser concluídas. Nada de objetivos impossíveis, hein?
- Lembre-se também de alinhar as metas individuais com os seus profissionais, sempre visando os objetivos gerais da empresa;
- Revise regularmente o progresso do grupo e também de cada um da equipe, individualmente, para que possam ajustar as rotas, se necessário.
2. Tenha uma comunicação aberta, e incentive a todos agirem assim também
Todos nós já sabemos que a comunicação é a base de qualquer relação, especialmente quando se trata de ambiente profissional. O líder deve criar para os seus colaboradores um espaço seguro, em que se sintam à vontade para expressar suas opiniões, ideias ou preocupações.
- Regularmente realize algumas reuniões para alinhar expectativas;
- Seja acessível e esteja sempre aberto não somente para dar feedbacks, mas também para receber um retorno de sua equipe.
3. Pratique liderança pelo exemplo
As suas ações irão falar muito mais alto do que as suas palavras. Não adianta esperar da sua equipe profissionalismo e boa comunicação caso você não faça nada disso. Seja o exemplo daquilo que deseja ver em sua equipe.
- Cumpra os prazos e se mostre um líder organizado;
- Trate todos os seus colaboradores com educação, independente do cargo;
- Mostre-se disponível para aprender e melhorar sempre.
4. Resolva os conflitos de um modo profissional e equilibrado
Os conflitos são inevitáveis, afinal, sua equipe é formada por pessoas com personalidades e emoções diferentes, como dito anteriormente. Por isso, é importante estar preparado para gerenciar os conflitos de modo que não tome partidos ou alimente nenhum ressentimento.
- Escute todos os lados envolvidos antes de tomar qualquer decisão;
- Foque na solução e não em encontrar culpados;
- Estabeleça regras claras que evitem esses futuros desentendimentos.
5. Mantenha o seu foco no bem-estar da equipe
Como o líder, é seu dever manter o seu foco no bem-estar da equipe, já que isso impacta diretamente na produtividade e no clima dos seus funcionários. Um bom líder sabe como promover a saúde física e mental de sua equipe, pretendendo o bem-estar de todos.
- Esteja sempre atento aos sinais de estresse e burnout, para que possa oferecer o apoio necessário nessas situações;
- Promova equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Nós sabemos que ser um líder eficaz não é uma tarefa fácil, afinal, exige habilidades técnicas e também interpessoais, além de um compromisso com o seu próprio desenvolvimento e ainda o bem-estar de sua equipe.
Porém, ao aplicar essas práticas no dia a dia, o líder estará contribuindo com o sucesso de sua equipe, além de transformar o ambiente de trabalho em um local em que todos se sentem valorizados e motivados para darem o seu melhor a cada dia. Para isso, uma formação sólida, como a pós-graduação EAD Tuiuti, pode ser fundamental para quem busca saber mais sobre liderança e gestão de pessoas!