Uma conversa interrompida dificilmente escapa aos olhos e ouvidos daquele que teve sua fala suspensa. Além de ser uma prática considerada rude e deselegante, a interrupção de uma conversa pode ocasionar muitos malefícios, como: prejudicar a comunicação entre o que interrompeu e o que foi interrompido, gerar desentendimentos ou até mesmo comprometer a relação pessoal e profissional. Caso deseje melhorar essa habilidade comunicacional, está no lugar certo. Saiba tudo sobre o assunto: interromper conversa.
Por que interromper conversa é algo ruim?
Interromper conversa é ruim. A frase está no nosso título e aqui mais uma vez. Mas por que? Antes de entender formas de evitar a interrupção, é importante entender os motivos de essa ser uma prática considerada problemática. Confira o que pode causar:
- Desconforto: como dito, muitos profissionais entendem a interrupção como um ato desrespeitoso, o que pode gerar um clima desconfortável para todos;
- Perda de informação: quando interrompemos alguém, perdemos a chance de ouvir tudo o que aquela pessoa tinha a dizer;
- Falta de conexão: a interrupção cria uma barreira na falta de comunicação, já que o interlocutor sentirá que sua fala não foi valorizada;
- Impacto negativo: essa ação pode acabar prejudicando a sua reputação, já que a ação dá a entender que você não tem habilidades de comunicação.
Como evitar interrupção em conversas?
Com prática, estratégia e atenção, é possível mudar esse comportamento. Confira como:
1. Pratique a escuta ativa
A escuta ativa é uma habilidade importante para aqueles que desejam evitar interrupções. Trata-se do poder de escutar não de modo automático, mas de maneira realmente ativa: estando presente na conversa e prestando atenção no que é dito, como é dito, expressões faciais e linguagem corporal.
Como aplicar? Mantenha o contato visual, use sua linguagem corporal como balançar a cabeça lentamente, demonstrando atenção, e antes de responder resuma o que foi dito, como: “Se eu entendi de forma correta, você disse que…”.
2. Faça pausas de modo natural
Uma das principais causas de uma interrupção é o medo de ficar em silêncio ou ainda a ansiedade e urgência de dar logo uma resposta. Entenda a importância do silêncio e da pausa. O momento de silêncio antes de uma resposta ou um compartilhamento de ideia confirma que você é um profissional que pensa antes de falar. E isso é algo positivo.
Como aplicar? Após o interlocutor finalizar a frase, conte até três mentalmente. Você estará dando um tempo para ele adicionar algo caso queira.
3. Controle a ansiedade
Como citado anteriormente, a interrupção pode acontecer diante da ansiedade de dar logo uma resposta ao outro. Alguns profissionais carregam em si o sentimento de que precisam responder rapidamente para garantir a atenção das pessoas.
Como aplicar? Anote as suas ideias – pode ser mentalmente ou em um caderno –, lembre-se que o silêncio é poderoso e aguarde, em seu feeling, o momento adequado para falar.
4. Pense antes de falar
Sempre que você sentir vontade de interromper, pergunte a si mesmo se o que tem para falar é realmente relevante no momento, se pode esperar para contribuir depois ou se a intervenção vai agregar ou desviar o foco da conversa.
Essas perguntas podem te ajudar a avaliar se a interrupção é ou não válida.
5. Lembre-se de perguntar
Caso você sinta, durante a conversa, a necessidade de falar, de ser mais ativo na conversa, você pode se lembrar de perguntar algo ao invés de afirmar. Essa atitude ajuda a tornar a interrupção menos abrupta.
Como aplicar? Em vez de falar algo como: “Não concordo, deveria ser de modo X”, tente: “Posso adicionar um ponto sobre o que você disse?”. Essa abordagem demonstrará respeito ao outro profissional que estava falando até o momento.
6. Identifique seus próprios gatilhos
Passe a refletir com cuidado sobre você mesmo e o que te leva a interromper as pessoas. Identificar esses gatilhos é o primeiro passo para aprender a como lidar com a situação.
Se pergunte: quais são as situações que mais te deixam ansioso para falar? Existem profissionais que você sente mais dificuldade em não interromper?
E, com tudo isso refletido, comece a pensar em como se preparar melhor para essas situações.
Qual é o impacto positivo de evitar interrupções?
Você já sabe por que a interrupção é ruim e como mudar esse cenário, então agora é o momento de entender qual é o impacto positivo de evitar essas interrupções. Além de melhorar suas conversas e relações com os outros profissionais, ainda estará desenvolvendo:
- Habilidades interpessoais mais fortes ligadas à comunicação;
- Conexões mais profundas com os outros funcionários, que passarão a se sentir mais valorizado e compreendido;
- Reputação profissional mais sólida.
Sim, interromper conversa não é uma atitude nada legal, porém, é um hábito que pode ser trabalhado com cuidado, dedicação e autoconhecimento. Agora que você já conhece as 6 formas de evitar interrupções, coloque-as em prática e pense já no próximo investimento que fará profissionalmente. Clique para saber mais sobre a pós-graduação EAD Tuiuti.