Como enviar um currículo por e-mail​: veja as melhores dicas

como enviar um currículo por e-mail​

Enviar o currículo pelo e-mail pode parecer uma atitude simples e fácil, mas, na prática, pequenos detalhes podem te diferenciar dos demais concorrentes. Afinal, são várias as chances de sua mensagem se perder em meio às dezenas de outros e-mails que o recrutador recebe. Neste texto, reunimos as melhores dicas para garantir que seu currículo chegue da melhor forma possível e cause uma boa impressão. Aprenda agora a como enviar um currículo por e-mail​!

O guia completo de como enviar um currículo por e-mail​

1. Dê uma atenção especial para o assunto

Imagine a seguinte situação: o recrutador recebe uma enxurrada de e-mails com títulos vagos, ou que se parecem mais com Spam do que propriamente o envio de um currículo. 

Nessa situação, a chance de seu currículo ser visto diminui consideravelmente, ainda mais se o assunto do seu e-mail também for vago como os outros.

O título do e-mail é a primeira impressão que você causará e, por isso, é importante dar uma atenção especial para esse detalhe.

Dica: use um título que informe o propósito do seu email, algo como: “Candidatura para a vaga de Analista de Marketing”. Evite títulos genéricos, como: “Currículo” ou “Envio de CV”. 

Títulos muito criativos, como: “Eu sou o funcionário que você procura!” também não são uma boa ideia, já que podem ser confundidos com Spam – exceto se você estiver se candidatando para uma empresa que valoriza essa abordagem mais descontraída.

2. O que escrever na mensagem do e-mail

O segundo passo é escrever a mensagem do e-mail. Veja esse trecho do e-mail como uma carta de apresentação reduzida.

Dica: Não caia no erro de enviar apenas o currículo anexado e uma mensagem como: “Segue currículo anexo.”

Veja um exemplo de boa mensagem:

Assunto: Candidatura para a vaga de [função]

Prezada equipe de recrutamento,

Gostaria de me candidatar à vaga de [insira aqui a função desejada] que vi anunciada no [insira aqui o local em que viu a vaga]. Sou um [profissão] formado em [formação] e com [insira aqui a quantidade de tempo que tem de experiência] de experiência em [nome das áreas que têm mais experiência]. Acredito que posso contribuir de maneira significativa com a equipe de comunicação da [nome da empresa].

Segue anexo meu currículo em PDF para análise. Agradeço pela oportunidade de participar do processo seletivo e fico à disposição.

Atenciosamente,

[Seu nome]

[Telefone]

[Linkedin ou portfólio]

Como neste exemplo, é importante apresentar suas intenções, qualificações e demonstrar interesse genuíno. Se você é pós-graduado, não esqueça de mencionar a sua pós-graduação.

3. O formato que o currículo deve ser enviado

Agora que o assunto e a mensagem estão prontos, é o momento de falarmos sobre o anexo. Sempre envie o currículo em formato PDF. Isso evita problemas de compatibilidade, uma formatação bagunçada e envio de possíveis vírus.

Dica: não deixe o documento com um título genérico. Caso o recrutador receba 100 currículos com títulos como: “currículo.pdf”, ele pode acabar confundindo os documentos. Dê um nome ao seu arquivo, ou seja, um título que traga informações sobre você.

4. Não se esqueça da assinatura de e-mail

Um detalhe muitas vezes esquecido, mas que pode te diferenciar dos concorrentes, é a assinatura de e-mail. Na assinatura você inclui informações adicionais, como o seu telefone, LinkedIn ou até mesmo o portfólio online. Esse detalhe é importante pois facilita o contato entre o recrutador e você.

Exemplo de assinatura:

Atenciosamente,

Nome

Profissão

Telefone/WhatsApp: (11) 00000-0000

LinkedIn / Portfólio

5. Revise antes de enviar

Pode parecer óbvio, mas o óbvio também precisa ser dito: revise o seu e-mail antes de enviá-lo. Um erro de digitação ou um erro ortográfico pode acabar com as suas chances antes mesmo de o recrutador sequer abrir o seu currículo. Afinal, a própria mensagem do e-mail já estará refletindo sua atenção – ou a falta dela – aos detalhes.

Dicas de revisão: leia o e-mail em voz alta, na tentativa de identificação de erros que tenham passado despercebidos. Também peça para alguém de confiança revisar o e-mail e use ferramentas de correção ortográfica.

6. Quando e para quem devo enviar?

Por fim, é importante ressaltar que saber o momento certo de enviar o e-mail e para quem enviá-lo também são pontos cruciais. Independente de o e-mail estar sendo enviado diretamente para o departamento de RH ou para o recrutador, encaminhe em um horário comercial, de segunda a sexta-feira. Evite enviar e-mails de madrugada ou durante o fim de semana, pois sua mensagem pode se perder.

Além disso, sempre confira o endereço de e-mail do destinatário. Como dito anteriormente, um erro de digitação pode fazer com que seu e-mail nunca chegue até o recrutador.

Agora que você já sabe como enviar um currículo por e-mail​, lembre-se que cada detalhe conta – desde o título até a assinatura final. Mantenha a simplicidade, seja direto e profissional, e lembre-se que o conteúdo do currículo também tem muito valor. Pensando nisso – e na importância de sempre atualizar esse documento com novas experiências acadêmicas, clique para saber mais sobre a pós EAD Tuiuti.

Mais Lidos