Muitos são os sentimentos vividos pelo profissional que escuta um “não” após a entrevista de emprego. Então,o que fazer quando a entrevista não deu certo?
O primeiro passo é entender quais foram as razões para a rejeição e, após isso, agir de modo que a situação se transforme em uma nova oportunidade de se reinventar.
Neste texto, vamos entender algumas das razões de um resultado negativo, além de oferecer soluções práticas para superar o “não” e usar a situação para se preparar melhor.
Por que a entrevista não deu certo?
Antes de mais nada, como dito anteriormente, é importante entender as razões por trás da negativa. Vamos ver alguns dos motivos:
1. Falta de conexão com a empresa
Ainda que você tenha todas as habilidades técnicas pedidas, se o recrutador notar uma falta de conexão ou alinhamento de personalidade e valores com os da empresa, isso pode ser um motivo para ele procurar outro profissional que tenha um “alinhamento” melhor.
2. Falta de entusiasmo
Os entrevistadores buscam, cada vez mais, candidatos que estejam genuinamente entusiasmados com a oportunidade de trabalhar em determinada função ou empresa. Caso você não tenha demonstrado muita curiosidade ou empolgação, pode ter passado uma sensação de indiferença.
3. Excesso de formalidade ou informalidade
É importante encontrar um equilíbrio entre a naturalidade e o profissionalismo, se adequando sempre ao tom e ritmo baseados no modo como o recrutador está agindo.
O excesso de formalidade passa uma impressão de muita rigidez, enquanto a informalidade parece falta de profissionalismo. Encontre o equilíbrio.
4. O cargo foi preenchido internamente
Às vezes, a rejeição não foi ocasionada por nada do que fez ou deixou de fazer, mas sim por fatores internos, como o cargo ser congelado ou preenchido internamente.
5. Abordagem genérica
Respostas padronizadas e superficiais passam uma impressão de falta de interesse real na vaga. Por isso é importante sempre adaptar, ou, melhor ainda, personalizar suas respostas, currículo e até mesmo o portfólio de acordo com cada oportunidade.
E agora, o que fazer?
O “não” você já teve. Mas, como dito anteriormente, esse não precisa ser o fim da linha. Existem maneiras de aproveitar essa situação da melhor maneira possível. Aprenda como:
1. Lide com o que está sentindo
O primeiro passo para superar essa rejeição é lidar com o que está sentindo. Reconheça suas emoções, permitindo senti-las, sem se julgar.
Fale com alguém de confiança sobre o que está vivendo, lembrando-se, o tempo todo, de que esse não foi um “não” pessoal.
Por fim, concentre sua energia em transformar a rejeição em uma oportunidade de crescer.
2. Solicite um feedback
Com os sentimentos bem organizados em sua mente, solicite um feedback de sua performance.
Pergunte de modo educado o que poderia ter sido feito de modo diferente para aprender com os detalhes e obter sucesso em uma próxima oportunidade.
3. Se autoavalie
Faça uma autoavaliação honesta da sua trajetória neste processo seletivo, perguntando-se, ainda, o que foi bom e o que poderia ter sido melhor.
4. Revise suas estratégias
Agora é hora de parar de olhar para o passado e começar a olhar para o futuro, revisando as estratégias que te levaram ao “não” para transformá-las em um novo plano que te levará ao “sim”.
Revise seu currículo, suas respostas e lembre-se de personalizar suas estratégias a cada nova entrevista de emprego.
5. Invista no preparo emocional
Muitos profissionais focam apenas no preparo técnico e esquecem da importância do preparo emocional, ainda mais depois de um “não” capaz de abalar a autoconfiança. Por isso, invista no preparo emocional para ter mais confiança.
Como se destacar na próxima entrevista?
- Crie uma narrativa: lembre-se de que precisa vender a ideia de que está preparado para a vaga. Mostre como suas experiências passadas te amadureceram para chegar até aqui;
- Seja autêntico: tentar ser algo que não é não é uma boa estratégia. Confie nas habilidades e qualidades que possui e destaque o que te torna único;
- Adapte-se: esteja sempre atento ao estilo de comunicação e personalidade da empresa e do recrutador, para alinhar sua abordagem.
Receber um “não” nunca é fácil, mas existem maneiras de crescer até mesmo com essa situação desagradável. A entrevista não deu certo desta vez, mas pode dar na próxima, desde que esteja sempre em evolução.
Para crescer, invista também no seu conhecimento! Conheça agora os cursos da pós-graduação EAD Tuiuti, a chance perfeita de aprimorar competências e aumentar as suas chances no mercado de trabalho!