Estamos acostumados a acreditar que é a empresa quem escolhe o profissional, mas que tal inverter os papéis e assumir o protagonismo da sua própria vida? Talvez esse seja o momento ideal para você buscar ativamente a empresa certa para trabalhar.
Afinal, escolher o local certo vai muito além de salário ou benefícios. Trata-se de encontrar um ambiente onde possa crescer, se realizar e passar boa parte da sua vida de forma satisfatória.
Caso esteja interessado em dicas para um “match” profissional perfeito, confira nossas estratégias e descubra como encontrar o local ideal.
Com dicas sobre desde o autoconhecimento – de valores e objetivos –, a observação das empresas observadas, análise das oportunidades de crescimento, primeiras impressões, abertura para novas chances e muito mais.
Como encontrar a empresa certa para trabalhar?
1. Conheça seus valores e objetivos
O primeiro passo para encontrar o que é bom para você é conhecer a si. Você precisa saber o que quer na sua carreira e na vida pessoal.
- Compreenda: o que você valoriza em um ambiente de trabalho? Flexibilidade, oportunidade de crescimento, benefícios?
- Defina quais são as suas prioridades. Você gosta mais de estabilidade ou desafios? Estaria disposto a viajar a trabalho? Precisa de horários flexíveis?
Compreendendo o seu perfil profissional, vai ser mais fácil filtrar empresas que se alinhem com esses seus objetivos, valores e preferências.
2. Conheça os valores e objetivos da empresa
Você já sabe o que quer, mas agora precisa saber o que a empresa deseja e pode ofertar. Ainda na fase de pesquisa, entenda mais sobre a cultura da empresa. Leia avaliações de funcionários, avalie o site oficial e redes sociais, e, se possível, converse com os funcionários atuais e também ex-colaboradores.
Com todas essas informações, você entenderá um pouco mais sobre a empresa – e isso inclui o que ela está disposta a oferecer e o que possivelmente irá pedir também.
3. Observe as oportunidades de crescimento
Caso você tenha como uma de suas aspirações o crescimento profissional dentro de uma empresa, é interessante encontrar um local que incentive o desenvolvimento.
- Lembre-se de perguntar durante a entrevista de emprego sobre planos de carreira – como oportunidades de promoção e crescimento;
- Veja se a empresa oferta programas de treinamentos, como workshops, cursos e mentorias;
- Observe as histórias de quem fez sucesso nessa empresa. Esses profissionais cresceram no local ou já chegaram na organização em um alto cargo?
É preciso saber se a organização que está cogitando fazer parte pretende te ter por lá por anos ou por apenas um período de tempo.
4. Considere o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional
Para encontrar a empresa certa para trabalhar, você precisa considerar cada detalhe, incluindo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, em especial se essa particularidade faz parte dos seus objetivos principais.
- Observe a política de horários, para saber se eles serão flexíveis. Também veja se existe possibilidade de home office, em caso de necessidade;
- Pesquise mais sobre a carga de trabalho, buscando entender se esse é um setor que exige mais dedicação do que o comum;
- Também veja mais sobre os benefícios – desde os mais óbvios e esperados até suporte para saúde mental, academias e outros que visam a valorização da qualidade de vida.
5. As primeiras impressões contam
Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Normalmente, esse ditado popular é aplicado ao candidato que busca conquistar a vaga. Porém, também é válido para a empresa. Quando estiver interagindo com o recrutador, observe como foi o contato – se foi profissional e respeitoso.
- Caso você tenha ido visitar o escritório, reflita: o ambiente te impressiona? O local reflete bem o que a empresa prega?
- Durante o processo seletivo, as atitudes da empresa já estavam alinhadas com os discursos?
6. Se abra para novas possibilidades
Por fim, é interessante relembrar que a empresa perfeita pode ser diferente do que você imagina. Por isso:
- Não desconsidere as empresas menores – que podem te oferecer mais autonomia e aprendizado do que uma empresa grandiosa;
- Não se feche para setores diferentes – já que você pode ter novas chances em novos setores;
- Esteja pronto para aprender, afinal, trabalhar em um local mais desafiador pode impulsionar a sua carreira do jeito que estava querendo impulsionar.
Encontrar a empresa certa pode ser um tanto quanto trabalhoso: é preciso pesquisa, observação, reflexão e coragem para decidir de acordo com todos os seus valores e objetivos.
Porém, apesar de trabalhoso, encontrar a empresa certa para trabalhar é um passo que é considerado essencial para garantir sua satisfação pessoal e profissional.
Alinhando seus valores, seus objetivos e suas prioridades, você conseguirá encontrar o ambiente certo para crescer cada vez mais, com seu potencial valorizado e oportunidades que farão toda a diferença.
Para ser um profissional ainda melhor – e ter oportunidades ainda mais incríveis no mercado de trabalho –, invista na pós-graduação EAD Tuiuti!