Você já se perguntou como agir quando se assume um cargo de liderança?
Esse é um momento significativo e muito esperado na vida de grande parcela dos profissionais, apesar de todas as responsabilidades e desafios que chegam juntos do novo cargo.
A transição pode ser difícil, porém, existem algumas abordagens e estratégias que ajudam a tornar esse momento mais tranquilo, eficaz e bem-sucedido. Confira agora!
Como agir quando se assume um cargo de liderança?
1. Compreenda sua nova dinâmica
Ao assumir um cargo de liderança, é importante que você compreenda a nova dinâmica de seu novo cargo.
Como líder, você não deve se preocupar somente com o seu próprio trabalho, mas com o progresso e sucesso de toda a equipe.
Logo, a primeira atitude que deve tomar ao mudar para um cargo de liderança é mudar sua mentalidade, antes focada no próprio trabalho e, agora, com um foco no coletivo.
Como líder, sua rotina e sua dinâmica serão completamente diferentes das que você vivia em seu cargo anterior.
2. Conheça a equipe e a cultura organizacional
Antes de começar a colocar em prática sua liderança, tente conhecer a equipe, a dinâmica em que trabalham, no que acreditam que está bom e o que acham que pode ser melhorado.
É importante também estudar a cultura organizacional da empresa, para que a adaptação ao novo cargo ocorra de maneira mais tranquila.
Uma estratégia eficaz é marcar algumas reuniões individuais, com o propósito de conhecer as funções, as habilidades, os desafios e as expectativas de sua equipe.
Nessa reunião, você pode ainda se apresentar melhor, explicando brevemente qual tipo de liderança pretende exercer.
Ainda nessa fase de conversas iniciais, é importante definir as suas expectativas como líder. Comunique à equipe quais são os seus objetivos, prazos e entregas esperadas, detalhando também sua estratégia de liderança.
Esse alinhamento inicial é primordial para o sucesso da equipe, e, consequentemente, seu sucesso como líder.
3. Cultive confiança e respeito
A confiança e o respeito são indispensáveis em qualquer tipo de relação, incluindo a relação.
Agora, como líder, demonstre transparência e também consistência. Mantenha as promessas feitas e mostre constância em seu modo de agir.
Mostre para a sua equipe que eles podem confiar em você, delegando algumas responsabilidades e permitindo que os membros tenham autonomia.
Lembre-se também de respeitar opiniões diferentes da sua, criando assim um ambiente de confiança mútua que permite uma melhor colaboração e inovação.
4. Seja um exemplo
Líderes são modelos a serem seguidos pelo restante da sua equipe. Não se esqueça que suas ações impactam toda a equipe.
Demonstre integridade, ética, responsabilidade e comprometimento. Trabalhe duro e mostre sua dedicação, sempre estimulando o trabalho em equipe, com muita colaboração. Assim, você inspirará o restante da equipe a fazer o mesmo.
Caso você aja de uma maneira contrária à indicada, a equipe pode sentir uma brecha para fazer o mesmo.
5. Desenvolva habilidades de comunicação
Uma comunicação eficaz é de extrema importância dentro da dinâmica entre o líder e o restante da equipe.
Como já dito anteriormente, mantenha uma comunicação clara e honesta, sendo objetivo no momento de passar informações para os outros colaboradores.
Ofereça feedbacks construtivos de maneira regular, para que alinhe eventuais ajustes que precisará fazer com a equipe, visando um sucesso maior no projeto em que trabalham.
E, por fim, mas não menos importante, pratique a escuta ativa.
Como líder, é importante que não só fale como também escute, para entender os problemas e as sugestões indicadas pela própria equipe.
Demonstre empatia e compreensão, características importantes de uma relação respeitosa.
6. Gerencie conflitos de forma eficaz
Como um líder, lembre-se de que em alguns momentos você será o mediador de conflitos. E o primeiro passo para gerenciar esses conflitos de maneira eficaz é reconhecê-los e abordá-los rapidamente.
Com calma e neutralidade – sempre evitando tomar partido ou demonstrar favoritismo -, aborde a situação de maneira objetiva.
Dê a oportunidade de cada pessoa envolvida na situação compartilhar o seu ponto de vista. Lembre-se que o seu foco é resolver a situação e, por isso, só questione pontos que serão esclarecedores para a resolução do problema.
Ao promover o diálogo aberto, você conseguirá identificar as causas do conflito e encontrar soluções junto dos envolvidos.
É importante, com o objetivo de evitar futuros desentendimentos, definir acordos claros e acompanhar os envolvidos para verificar o progresso da situação.
7. Celebre os sucessos
O papel de um líder vai muito além de apenas liderar e gerenciar conflitos. Os líderes são responsáveis pela motivação da equipe, para que todos trabalhem com energia e satisfação. Uma atitude que pode ajudar como alavanca é a celebração dos sucessos.
Quando a equipe conquistar um marco importante, reconheça e celebre. Em alguns casos, vale até mesmo oferecer recompensas e incentivos para que a equipe se sinta motivada.
Agora você já sabe como agir quando se assume um cargo de liderança, consciente dos desafios e também das estratégias certas para aproveitar bem a oportunidade única de impactar não somente sua própria profissão como a vida profissional da sua equipe. Aproveite para conhecer os cursos de liderança oferecidos pela pós EAD Tuiuti.