A importância do feedback no processo de autoconhecimento

importância do feedback no processo de autoconhecimento

Você sabe qual a importância do feedback no processo de autoconhecimento?

O autoconhecimento – um processo contínuo de aprendizagem sobre as nossas próprias emoções, pontos fortes e fracos, comportamentos e outras características – é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. 

Em um mundo em constante transformação, em que a adaptabilidade é cada vez mais exigida, conhecer a si mesmo se torna uma habilidade indispensável. 

E um dos métodos mais eficazes para alcançar esse nível de compreensão é o feedback. 

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é feedback?

O feedback é um retorno, uma informação analítica que recebemos sobre o nosso desempenho ou comportamento em situações pessoais e/ou profissionais. 

Normalmente um feedback chega de um colega de trabalho, amigos, familiares ou mentores, que desejam ajudar em sua evolução. 

Diferente de uma crítica, o feedback construtivo vem para trazer conhecimento sobre áreas que se pode trabalhar para evolução.

O feedback é como um espelho, que reflete algumas partes de nossa personalidade ou ações que poderiam não ser notadas por nós mesmos. 

Confira um exemplo de feedback, especificamente em um ambiente de trabalho:

“João, tenho notado que você tem realizado suas tarefas com muita eficiência e isso é um grande diferencial para nossa equipe, assim como a sua organização. Porém, às vezes percebo que quando algo sai do planejado, você se preocupa e se estressa em excesso. Talvez seja interessante lidar com essas situações de modo mais flexível. Sei que é importante que tudo saia bem, mas precisamos saber lidar com os imprevistos também.”

Quais são os tipos de feedback?

Existem variados tipos de feedback, cada um deles com suas próprias características e objetivos. Confira os mais conhecidos:

  • Feedback positivo: aquele que destaca o que estamos fazendo bem. Esse feedback reforça comportamentos e habilidades que geram bom resultados;
  • Feedback construtivo: um feedback focado em áreas de melhoria. Mostra onde podemos estar falhando para futuras correções e desenvolvimento;
  • Feedback negativo: ao contrário do feedback construtivo, o negativo é o que critica sem oferecer uma solução ou um insight de melhoria. 

Qual é a importância do feedback no processo de autoconhecimento?

O feedback desempenha um papel fundamental nesse processo, já que, como dito anteriormente, oferece uma perspectiva externa que não reconhecemos sozinhos. 

Por meio dessas análises, podemos identificar comportamentos, atitudes e padrões nunca percebidos antes.

Quando recebemos o feedback, temos a chance de sair da nossa zona de conforto, com os ajustes e crescimentos necessários para sermos cada dia melhores. 

Além disso, fortalece a autoconsciência, quando é destacada as habilidades ainda não valorizadas ou as atitudes que precisam ser repensadas.

Quando falamos de ambiente de trabalho, o feedback tem um peso ainda maior para o autoconhecimento. 

Isso porque os feedbacks no ambiente profissional colaboram com a redução do comportamento que impacta seu próprio desempenho e o da equipe, mas que não é percebido. 

Já na vida pessoal, o feedback se torna mais relevante quando passamos a vê-lo como uma oportunidade de crescimento. Um feedback externo oferece a possibilidade de quebra de padrões nunca notados antes – assim como na vida profissional.

Por exemplo, imagine que uma pessoa tenha um hábito de interromper seus colegas durante a conversa. 

Por mais que todos ao seu redor saibam dessa atitude, a própria pessoa não percebe essa própria característica. Então, por meio de um feedback, a pessoa conhece um pouco mais de si e tem a chance de refletir e melhorar essa postura.

Como utilizar o feedback no processo de autoconhecimento?

Receber o feedback é apenas o primeiro momento. Para que ele te ajude no processo de autoconhecimento, é necessário levá-lo até o seu processo de desenvolvimento. 

Confira algumas dicas e estratégias de como utilizar o feedback no processo de autoconhecimento:

1. Esteja aberto ao feedback

Receber o feedback pode não ser fácil, ainda mais se o feedback for a respeito de assuntos sensíveis. Contudo, é importante que você esteja aberto ao feedback. 

Ao invés de levar para o lado pessoal, interpretando como um ataque, procure ver como um toque de o que melhorar.

2. Reflita sobre o feedback

Após receber o feedback, reserve um tempo para refletir sobre o que foi dito. Tente entender como essa percepção se aplica em sua vida, se realmente faz sentido e como pode usar essa informação para melhorar.

Dica: registre os feedbacks recebidos em um diário, para que possa analisá-los, planejar como implementar as dicas sugeridas e também observar seu progresso.

3. Filtre o que é útil

Por fim, lembre-se que nem todo feedback é válido. É importante filtrar o que é construtivo e o que não é. Assim você evita mudanças desnecessárias e foca apenas no que realmente precisa mudar, em prol do seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe a importância do feedback no processo de autoconhecimento, saiba mais também sobre a pós-graduação pós EAD Tuiuti, que oferece cursos alinhados às tendências do mercado, ideais para você desenvolver novas habilidades e conquistar o tão desejado certificado de especialista. 

Mais Lidos