Como colocar experiência profissional no currículo: veja exemplos

Como colocar experiência profissional no currículo

A maneira como você apresenta a sua experiência profissional no currículo pode ser o diferencial necessário entre ser selecionado ou esquecido. No meio dessa disputa pela vaga dos sonhos, uma pergunta deve ser feita: “Como colocar experiência profissional no currículo?”. 

Um erro muito cometido por grande parte dos profissionais que buscam emprego é achar que o currículo é apenas uma lista de empregos que já tiveram. Sendo que, na verdade, este documento é uma narrativa que conecta suas experiências, conquistas e habilidades.

Neste guia, exploraremos como elaborar essa seção do currículo de uma maneira eficaz, com exemplos práticos e dicas valiosas.

A importância da experiência profissional

Antes de exibirmos bons exemplos de experiências profissionais colocadas no currículo, é interessante que você entenda a importância da experiência profissional. Muitas vezes, o recrutador está buscando um profissional que não apenas cumpra os requisitos básicos técnicos exigidos, mas que tenha habilidades alinhadas com as da equipe, ou que somem com as dos outros profissionais.

Por isso, quando for listar suas experiências, tenha como direção o objetivo de contar a história da sua carreira.

Como colocar experiência profissional no currículo?

A estrutura que você deve seguir

O primeiro passo é escolher a estrutura da sua seção de experiência. Separamos um modelo básico, mas que você pode adaptar:

  • Título da seção: comece com um título simples, como “Experiência Profissional”;
  • Nome da empresa: logo em seguida adicione o nome da empresa onde você trabalhou;
  • Cargo: especifique qual foi o seu cargo ou função;
  • Período de atuação: informe, com mês e ano, as datas de início e término;
  • Descrição das atividades: use frases curtas e bem estruturadas para descrever suas responsabilidades e conquistas também.

Exemplos práticos

Agora que aprendeu sobre a estrutura, veja exemplos práticos de como você pode descrever sua experiência profissional:

Nome da empresa

Advogado Trabalhista

Março 2020 – Atual

  • Responsável pelo gerenciamento e acompanhamento de uma carteira de 150 processos trabalhistas, com um foco na defesa de empresas de grande porte;
  • Reduziu em 40% o tempo médio de resolução de processos, ao implementar um sistema de automatização das ações;
  • Liderou a negociação de acordos extrajudiciais, com um índice de sucesso de 85%, o que resultou em uma economia de aproximadamente R$ 500 mil para os clientes.

Nome da empresa

Repórter de Entretenimento

Janeiro 2019 – Junho 2024

  • Cobertura de grandes eventos, incluindo tapetes vermelhos, festas de celebridades, festivais de cinema e música, resultando em mais de 50 matérias publicadas;
  • Entrevistou personalidades de destaque no cenário nacional e internacional, contribuindo com o aumento do engajamento em 25% nas plataformas digitais;
  • Liderou equipe de repórteres em projetos especiais, coordenando pautas e gerenciando prazos.

Dicas de como destacar sua experiência

1. Destaque resultados

Sempre que possível, utilize dados que comprovem o seu impacto. Isso inclui desde percentuais, quantidades ou outros números que tornem as suas conquistas mais tangíveis.

2. Ajuste suas experiências de acordo com a vaga

Outra dica interessante é você personalizar suas descrições de experiência de acordo com as competências e requisitos mencionados na descrição da vaga. Isso é, caso na descrição a empresa demonstre interesse em um profissional que já tenha liderado uma equipe, e você tenha essa experiência, dê um destaque maior para esse detalhe.

3. Palavras-chave

Você também pode utilizar algumas palavras-chave que estão na descrição da vaga. Isso ajudará na triagem automática de currículos, além de mostrar que está alinhado com o que a empresa busca e valoriza.

Onde encaixo minhas experiências de voluntariado e atividades extras?

Caso você tenha experiências de voluntariado e/ou atividades extracurriculares relevantes, considere incluí-las em seu currículo. Elas podem demonstrar habilidades reconhecidas pela empresa, além de ser um diferencial entre você e seus concorrentes. Vamos apresentar agora um exemplo prático de como colocar essas experiências no currículo.

Vale ressaltar que essas experiências devem ser incluídas no currículo apenas se forem relevantes e tiverem conexão com a vaga.

Exemplo de voluntariado:

Voluntário – Nome do projeto

Janeiro de 2022 – Presente

  • Coordenei diversas atividades de educação financeira para jovens, impactando mais de 100 participantes;
  • Desenvolvi uma série de materiais educativos que foram utilizados em workshops em escolas locais.

Para finalizar este guia, ressaltamos que a forma como você irá apresentar suas experiências profissionais pode ser decisiva para te destacar no mercado de trabalho. 

Um currículo bem organizado, estruturado e com uma narrativa imponente é uma excelente vitrine que destaca o valor do profissional. 

E, ao aplicar as dicas deste artigo, sempre adaptando de acordo com sua estratégia, você mostrará ao recrutador que é um profissional valioso.

No fim, o currículo é uma narrativa envolvente e convincente de sua trajetória profissional, destacando muito mais do que as suas habilidades: exibindo cada um dos resultados e das conquistas que esses talentos trazem. 

E agora que você sabe como colocar experiência profissional no currículo de modo eficaz e estratégico, aproveite para conhecer mais sobre a pós EAD Tuiuti e continue sempre evoluindo na sua carreira, obtendo novos conhecimentos e qualificações.

Mais Lidos