Reunimos algumas estratégias para identificar, apresentar suas habilidades e aprender de uma vez por todas a responder a questão: “Como falar das minhas habilidades em uma entrevista de emprego?”.
Afinal, a entrevista de emprego é a oportunidade perfeita para demonstrar ao empregador não somente sua experiência, mas também suas habilidades e como elas te tornam o profissional ideal para a vaga que está concorrendo.
Falar de modo profissional e eficaz das suas habilidades pode ser o ponto que irá te destacar de todos os outros candidatos.
Como podemos definir as habilidades?
Comece fazendo uma autoavaliação honesta, na qual irá identificar suas habilidades e avaliar quais merecem ser citadas na entrevista! Você pode dividir suas habilidades em dois núcleos:
Habilidades técnicas
São específicas e relacionadas ao trabalho, como conhecimentos técnicos, programação, análises de dados, uso de ferramentas de software, e mais.
Exemplo de como usar:
“Trabalhei na otimização do site da empresa para motores de busca, onde realizei uma análise detalhada de palavras-chave utilizando ferramentas como SEMrush.
A partir dessa análise, implementei melhorias no conteúdo do site, incluindo a otimização de títulos e descrições, além de criar conteúdo relevante e de alta qualidade que atendesse às necessidades do nosso público-alvo.
Como resultado dessas ações, conseguimos aumentar o tráfego orgânico em 35%.”
Habilidades comportamentais
São habilidades adquiridas que podem ser usadas tanto no ambiente profissional quanto pessoal, como:
- Comunicação;
- Trabalho em equipe;
- Liderança;
- Resolução de problemas;
- Inteligência emocional;
- Gerenciamento de tempo.
Exemplo de como usar:
“Trabalhei em uma equipe multidisciplinar para desenvolver um novo sistema de gestão de projetos, onde organizei reuniões semanais e utilizei ferramentas como Trello e Slack para garantir uma comunicação eficaz.
Em um momento de conflito entre os departamentos de TI e Marketing sobre funcionalidades prioritárias, promovi uma reunião de mediação que resultou em um consenso satisfatório para ambos os lados.
Graças à colaboração e à boa comunicação, concluímos o projeto dentro do prazo, superando as expectativas e aumentando a eficiência das operações internas em 20%.”
O que fazer antes e durante a entrevista de emprego?
Entenda as necessidades da empresa e os requisitos da vaga. Pesquise não somente sobre a organização, mas também sobre sua cultura, missão, valores, e o que ela espera dos funcionários.
Com essas informações, veja quais são as suas habilidades que mais se encaixam com o perfil da vaga, e destaque-as.
No próximo passo, estruture suas respostas. É importante chegar na entrevista com as respostas em mente, bem estruturadas.
Uma técnica utilizada é a STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado), que ajuda a elaborar respostas claras e que ilustram bem como suas habilidades podem ser aplicadas no trabalho.
Confira mais detalhes:
- Situação: descreva o contexto ou o desafio enfrentado com suas habilidades;
- Tarefa: explique de maneira mais detalhada qual era a sua responsabilidade;
- Ação: detalhe as ações e habilidades utilizadas para resolver o problema;
- Resultado: finalize descrevendo o resultado da ação, e como ela impactou o ambiente de trabalho.
Por fim, na parte de preparação, pratique as respostas, para aumentar sua confiança e transmitir a imagem de um profissional bem preparado.
Simule as entrevistas com amigos, familiares ou mentores, pedindo feedbacks para melhorar suas respostas, e grave as suas respostas, ouvindo com atenção e observando a clareza e a entonação, em busca de pequenos reparos.
Dica: lembre-se de personalizar as suas respostas de acordo com as necessidades específicas da empresa e do cargo.
Confira algumas habilidades comportamentais e técnicas!
Habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills:
- Comunicação (verbal e/ou escrita);
- Trabalho em equipe;
- Liderança;
- Resolução de problemas;
- Adaptabilidade;
- Gestão do tempo;
- Empatia;
- Pensamento crítico;
- Flexibilidade;
- Aprendizado contínuo;
- Inteligência emocional.
Habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills:
- Programação;
- Análise de dados;
- Gestão de projetos;
- Marketing digital;
- Design gráfico;
- Finanças;
- Redação;
- SEO;
- Gestão de Recursos Humanos.
Como falar das minhas habilidades em uma entrevista de emprego?
Agora que você já se preparou, chegou a hora da entrevista. A primeira dica para esse momento é ser honesto e autêntico.
Não exagere e nem invente habilidades, afinal, a descoberta dessas alterações pode acabar com a sua credibilidade. Confira mais dicas:
- Destaque suas habilidades de forma equilibrada, falando tanto sobre suas habilidades técnicas quanto às interpessoais, mostrando-se um candidato completo;
- Mostre interesse e entusiasmo através de sua voz. Um candidato motivado atraí empregadores;
- Demonstre interesse em aprender e desenvolver novas habilidades, mostrando-se comprometido com o crescimento educacional contínuo;
- Esteja preparado para fornecer mais detalhes sobre suas respostas. Você pode precisar explicar de modo mais aprofundado suas habilidades, para provar que, de fato, tem esses conhecimentos;
- Mantenha suas respostas consistentes ao longo da entrevista, com uma narrativa coerente entre as habilidades e as outras informações dadas ao longo da conversa;
- Destaque resultados concretos, fornecendo exemplos específicos de como suas habilidades foram aplicadas nos antigos trabalhos e qual foi o impacto de cada uma delas na organização.
Agora que tem uma resposta para a pergunta: “Como falar das minhas habilidades em uma entrevista de emprego?”, já sabe também da importância de boas respostas – estratégicas e formuladas com técnicas – para se destacar e conseguir a vaga desejada. Além disso, invista na pós EAD Tuiuti, o que te ajudará a se destacar ainda mais nos processos seletivos.