Seja no ambiente profissional, seja em casa ou em relacionamentos pessoais, os conflitos fazem parte da convivência humana. Porém, apesar de ser uma situação desafiadora, esses embates podem ser gerenciados de modo mais tranquilo, a depender da maneira como irá lidar com esse momento. Por isso, é importante conhecer algumas dicas para solucionar conflitos e, assim, resolver disputas e restaurar o equilíbrio. Confira agora!
6 dicas para solucionar conflitos
1. Escute ativamente e use o silêncio estratégico
Muitas disputas começam no momento em que uma das partes não se sente ouvida e compreendida. Ao ouvir o outro com atenção, você demonstra que, apesar de toda a situação, está agindo com empatia e respeito.
Foque no que o outro diz, sem interromper e tentando entendê-lo. Utilize esse momento também para usar o silêncio estratégico. Pause a conversa por segundos ou até minutos, para que ambas as partes reflitam sobre tudo o que foi dito. Assim, você evita a impulsividade e dá espaço para a racionalidade.
A dica de maneira prática é: não responda de imediato, se dê um tempo para refletir antes de responder, evitando, assim, falar por impulso e aumentar ainda mais a tensão.
2. Mude o foco do conflito para a solução
Muitas vezes, o foco do conflito está em “vencer” a discussão, e não em encontrar uma solução para a situação. Ao invés de encarar o momento como uma batalha, altere sua perspectiva e lembre-se de que encontrar uma solução é mais valioso do que prolongar a disputa ao ponto de perderem a razão.
Pergunte para a outra parte: “Como podemos fazer para solucionar esse problema?”, demonstrando o interesse em, de fato, resolver da maneira mais racional possível essa situação. Ao questionar o outro lado, estará se mostrando ainda aberto para ouvir com atenção o que a pessoa tem a dizer, praticando mais uma vez a escuta ativa.
3. Mantenha a calma e controle as emoções
Durante um conflito, é comum que as emoções dominem a situação. No entanto, como citado anteriormente, a impulsividade pode agravar ainda mais o momento, dificultando uma resolução eficaz. Isso ocorre porque, nestes momentos de tensão, você pode focar em reações automáticas, impulsivas, que podem prejudicar toda a comunicação.
Por isso, é importante respirar fundo, manter a calma e pensar claramente sobre as suas reações, visando a análise das questões de modo objetivo, sem tomar decisões baseadas no calor do momento.
Evite ainda levantar a voz e procure manter o diálogo de modo respeitoso. O principal aqui é prezar pela racionalidade e também pela busca da resolução do problema.
4. Identifique a raiz do problema
Já mencionamos a importância de focar na solução do conflito, mas como exatamente alcançar esse objetivo? Nós te damos a resposta: identifique a raiz do problema, ou seja, compreenda o que realmente causa a discordância.
Isso porque, muitas vezes, o que está sendo colocado como conflito é apenas a ponta do iceberg. E, se não identificar realmente o que está acontecendo, qualquer solução será temporária. Questione-se de forma objetiva: o que está causando essa disputa?
Você, mais uma vez, pode abrir o jogo com a outra parte e perguntar o que está causando essa questão.
Uma vez que você tiver a visão do que, de fato, é o problema, será muito mais fácil encontrar uma solução.
5. Procure uma solução para todos, estando disposto a ceder
No momento em que os dois estiverem dispostos a procurar uma solução que beneficie todas as partes, o conflito pode estar mais perto do fim do que nunca. Procurem, juntos, alternativas que satisfaçam a todos.
Para isso, será importante estar disposto a ceder em alguns pontos, para que o acordo seja alcançado. Disposto a abrir mão de pequenas coisas em favor do outro, você estará ainda demonstrando maturidade, o que facilita uma resolução amigável.
6. Aprenda com a sua experiência
Após resolver todo o conflito, é importante refletir sobre o que aconteceu e o que pretende aprender com a situação. Pergunte-se se poderia ter agido de alguma maneira diferente, ou como poderia ter melhorado a comunicação para não chegar até um conflito. Apesar de ser uma situação complicada, lembre-se de que você pode usar esse momento para aprender e crescer.
Em situação de conflito, a chave para a resolução eficaz está em todas essas dicas, que focam em uma resolução racional. Assim como na escolha de uma pós-graduação, em que o objetivo é o crescimento e aprimoramento, adotar essa postura de colaboração e empatia pode ajudar nesse momento e a criar relações positivas no ambiente de trabalho.
Falando em crescimento e aprimoramento, a pós-graduação EAD Tuiuti é a oportunidade perfeita para expandir seu sucesso. E, tudo isso, com flexibilidade, suporte especializado e muita qualidade de ensino; o ambiente ideal para crescer, tanto pessoal quanto profissionalmente.